O Mineirão iniciou, nesta semana, o processo de revitalização de seu gramado para 2025, processo chamado de tratamento regular de pré-temporada. Novamente, a maioria dos jogos no estádio terão mando do Cruzeiro, seu principal parceiro.
A série de procedimentos e descanso dura cerca de um mês, com término previsto para o dia 18 de janeiro, sábado, véspera da primeira partida da época. O time celeste vai encarar o Tombense, pelo Campeonato Mineiro.
Devido ao novo Mundial de Clubes, que será disputado entre junho e julho, a temporada será mais longa que o habitual, gerando mudanças. Calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se inicia em 12 de janeiro e termina em 21 de dezembro.
“Mudanças no calendário do futebol brasileiro farão com que a temporada comece mais cedo e termine mais tarde. Isso será um grande desafio para os gestores de gramado, mesmo tendo uma pausa por conta do torneio", disse o gerente técnico do Gigante da Pampulha, Otávio Goes.
Etapas
A primeira etapa do tratamento do campo consiste em limpeza e retirada de tchatch (matéria orgânica que se acumula ao redor da base das plantas), com cortes verticais, seguidos de cortes helicoidais agressivos.
Em seguida, inicia-se a aeração do solo, permitindo que o ar, a água e os nutrientes penetrem e cheguem às raízes da grama. Posteriormente, aplica-se o chamado topdressing, que consiste na colocação de uma fina camada de areia para a correção do micronivelamento do gramado.
