O deputado federal Zé Vitor (PL- MG), apresentou nesta segunda-feira (24) um requerimento solicitando a criação de uma Comissão Temporária Externa com o objetivo de monitorar e buscar soluções para o rombo financeiro das estatais.
Recentemente, segundo as estatísticas fiscais divulgadas pelo Banco Central, as estatais federais encerraram 2024 com um rombo de R$ 6,7 bilhões de reais. Esse resultado representa um salto de mais de dez vezes sobre o déficit de 656 milhões registrado em 2023.
Segundo o deputado, tal situação pode gerar diversas consequências negativas, tanto para o setor público quanto para a sociedade em geral.
“A partir da dinâmica de uma comissão, será possível avaliar as práticas de gestão das estatais de uma forma transparente e com a participação de entes da sociedade civil”, defende.
Zé Vitor afirma que o governo pode ser obrigado a aumentar a dívida pública, o que pode comprometer a capacidade de investimento em outras áreas importantes, como saúde, educação e infraestrutura. “É importante prestar esclarecimentos à população sobre o uso deste dinheiro público, uma vez que são os impostos pagos pelos cidadãos que sustentam as estatais,” concluiu.
A redação.