Bruno Carbinatto - Superinteressante
Algumas pessoas são mais prováveis de transmitir a Covid-19 do que outras – isso a ciência já sabia há algum tempo. Mas os motivos que tornam alguns “super espalhadores” não eram tão claros. Agora, uma nova pesquisa encontrou três fatores decisivos que aumentam a probabilidade de uma pessoa transmitir mais o vírus: índice de massa corporal (IMC), idade e grau de infecção.
O estudo, publicado no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences, envolveu duas análises separadas: uma com 194 adultos saudáveis (não infectados com o Sars-Cov-2) e outra com oito macacos de duas espécies diferentes com Covid-19. A ideia era analisar o quanto essas pessoas (e os primatas) espalhavam gotículas respiratórias no ambiente enquanto respiravam normalmente.
Essas pequenas partículas exaladas por nós quando respiramos, tossimos, espirramos ou falamos são os veículos principais que transportam o coronavírus de uma pessoa infectada para uma pessoa saudável. Gotículas mais pesadas de saliva ficam pouco tempo no ar e logo caem em superfícies (daí a importância de higienização frequente das mãos, por exemplo). Já partículas no formato aerossol são mais leves e conseguem ficar suspensas no ar por muito mais tempo. Há uma série crescente de evidências de que a Covid-19 se transmite também por essa via – e por isso medidas como uso de máscaras e ventilação dos ambientes estão sendo ressaltadas no mundo todo.
Há três fatores que fazem com que uma pessoa espalhe mais dessas partículas no ambiente:
1) O primeiro é a idade; quanto mais velha uma pessoa, mais partículas ela espalha;
2) O segundo é o índice de massa corporal (IMC), que também segue a relação de proporcionalidade;
3) O último é o grau de infecção da pessoa com Covid-19 – um doente no pico da infecção, quando a carga viral está no máximo, transmite mais.
Os resultados entre humanos também mostraram que apenas 18% dos indivíduos (35) eram responsáveis por 80% das partículas exaladas por todo o grupo (de 194 pessoas). Leia mais em: https://super.abril.com.br/saude/estudo-aponta-tres-fatores-que-fazem-uma-pessoa-transmitir-mais-covid-19/