Uma iniciativa de inovação está transformando o interior de Minas Gerais em um possível polo de tecnologia e games. O Valin, comunidade nascida no Vale dos Inconfidentes (região que inclui cidades como Itabirito, Mariana e Ouro Preto), busca aproximar jovens do universo da criação de jogos digitais por meio do projeto Valin Arcade.
Liderado por Kelson Douglas, fundador e líder da comunidade, o grupo vem promovendo oficinas, workshops e palestras focadas no desenvolvimento de games para crianças e adolescentes. O objetivo é diversificar a economia local, tradicionalmente dependente da mineração, e abrir novas perspectivas de emprego e renda para os moradores da região.
“Pesquisas já apontam que a inovação e a tecnologia são os melhores caminhos para a diversificação econômica. O desafio era tornar esses temas atraentes para os jovens, algo que conseguimos ao substituir capacitações tradicionais em empreendedorismo por projetos voltados para games e cultura digital”, explica o fundador.
Como funciona o projeto
Durante as oficinas do Valin Arcade, os participantes percorrem todas as etapas da criação de um jogo, passando pela concepção da ideia, design gráfico e programação. O projeto conta com o apoio de especialistas em tecnologia e voluntários, que oferecem suporte técnico e criativo.
A proposta também busca quebrar paradigmas na mentalidade local, onde a mineração ainda é a principal fonte de emprego. “Precisamos criar no imaginário dos jovens a possibilidade de trabalho para além da mineração. Para isso, apresentamos caminhos concretos, com um olhar transversal entre games, cultura e tecnologia”, reforça.
Um dos resultados mais recentes do projeto é o lançamento de um site dedicado aos jogos desenvolvidos pelos jovens participantes. A plataforma reúne não só as produções da comunidade, mas também serve como inspiração para que outros interessados conheçam o trabalho.
Fonte: https://www.itatiaia.com.br