O meia Bernard, que sonha com o segundo título da Libertadores do Atlético, considera que o time de 2013, campeão do torneio, tinha um estilo de jogo diferente da equipe de 2024. A única semelhança, conforme o atleta alvinegro, é que ambas as equipes são formadas com jogadores decisivos, o que tende a ser um diferencial na disputa. O Galo busca uma vaga na decisão do torneio continental deste ano. A equipe está na semifinal da Libertadores de 2024, onde enfrenta o River Plate.
"No Atlético de 2013, a gente tinha uma jogada muito característica que era a bola longa. Às vezes, a gente tentava explorar o Jô para conseguir a segunda bola (rebote). Hoje é um pouco diferente. Temos um time que trabalha mais a construção da jogada, que tem mais a posse de bola", detalhou Bernard.
Ainda de acordo com o meia alvinegro, por causa do modelo de jogo, a equipe de 2024 tem "maior consistência" defensiva quando comparada à de 2013. "Temos uma ideia defensiva muito boa. Nosso time consegue marcar com intensidade, mas sem deixar de ser agressivo. Jogando de forma correta, com mais posse de bola, isso dá mais solidez ao time e ainda favorece na criação de chances de gols", acrescentou.
Bernard também considera que os times de 2013 e 2024 são formados com jogadores que possuem potencial para decidir as partidas. Segundo ele, a qualidade técnica dos atletas é um ponto positivo para o Atlético, que busca o seu bicampeonato.
Além de Bernard, o Galo de 2013 contava com Ronaldinho Gaúcho, Jô, Victor, entre outros. A equipe de 2024 tem como destaques os atacantes Hulk e Paulinho, e o meia Gustavo Scarpa. "Tínhamos jogadores decisivos naquela época, e hoje também temos. Isso favorece muito a equipe na competição. O segundo gol contra o River Plate (da Argentina) mostra isso. Foi uma jogada com muita troca de passes", disse o meia Bernard.
O gol citado pelo atleta do Galo foi marcado pelo atacante Deyverson, aos 24 minutos do segundo tempo, no confronto de ida da semifinal, disputado na Arena MRV, em Belo Horizonte. O camisa 9 recebeu o passe de Arana dentro da área do adversário argentino. Deyverson finalizou cruzado, a bola bateu na trave e entrou. O Galo venceu o duelo por 3 a 0.
Com o resultado, a equipe do técnico Gabriel Milito pode perder o confronto da volta por até dois gols de diferença. O River Plate, por sua vez, precisa de um triunfo por quatro gols de vantagem para classificar durante os 90 minutos. Em caso de uma vitória argentina por três gols de vantagem, a definição do finalista será nos pênaltis. O duelo da volta será nesta terça-feira (29), às 21h30, no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires.
Desfalque
O meia Bernard está fora do jogo contra o River Plate. Ele se recupera de uma ruptura do ligamento colateral medial no joelho direito, sofrida no dia 25 de setembro, no jogo da volta das quartas de final do torneio continental, diante do Fluminense, na Arena MRV.
O atleticano se machucou após cometer falta no atacante Kevin Serna, do Tricolor. Ele foi substituído por Deyverson, autor dos dois gols da classificação do Galo para a semifinal do torneio continental.
A expectativa é de que ele possa estar à disposição do técnico Gabriel Milito para os jogos das finais da Copa do Brasil. Os duelos da decisão estão marcados para os dias 3 e 10 de novembro.
Fonte:https://www.otempo.com.br