A vitória sobre o Lanús e a consequente classificação para a final da Copa Sul-Americana, na semana passada, ofuscaram o péssimo desempenho recente do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro, que voltou à tona nessa quarta-feira (6/11). A derrota por 1 a 0 para o Flamengo aumentou a má fase do time e do técnico, Fernando Diniz.
No comando da Raposa, são cinco jogos sem saber o que é somar três pontos. Contando com as partidas em que ele estava no Fluminense, nas 11 primeiras rodadas, são 16 ao todo, com apenas um triunfo: 2 a 1 sobre o Vasco da Gama, em abril, pelo Tricolor Carioca.
Com 16 partidas, uma vitória, cinco empates e 10 derrotas, Diniz acumula um aproveitamento de 16% — são oito pontos somados em 48 disputados. Esse percentual está abaixo, por exemplo, do lanterna do Brasileirão Série A, Atlético Goianiense, que conquistou cerca de 26% dos pontos em disputa.
Graças à campanha do primeiro turno, quando o treinador Fernando Seabra estava na Toca, o clube mineiro não estaria em uma posição confortável, no caso, o 8º lugar. O próximo compromisso é novamente em casa, contra um time que briga contra o rebaixamento — no sábado (9/11), às 19h, o Cruzeiro pega o Criciúma, no Mineirão.